Tarefa 3

 Uma pequena idéia..

O que fazer para promover mudanças pontuais na minha comunidade? Para que canto olhar?
Resolvi olhar para dentro da escola pública de ensino fundamental que atende a maioria das crianças e adolescentes de Prata e descobri que algo de urgente precisa ser feito ali..
As condições estão precárias, é revoltante ver a que ponto chegou o prédio. Um prédio antigo, que deveria ser conservado, mas que teve sua última ampliação em 1987.




Observações: Essa menina que aparece no vídeo é a Mayara, minha amiga, estudante de Geografia. Quando nós estávamos registrando a escola, encontramos em uma das salas de aula, um grande foco de dengue (com larvas do mosquito depositadas). A sala não tem janela e está totalmente empoçada com água de chuva. Foi uma sorte nós termos visto!! A escola se localiza ao lado da prefeitura municipal e, assim que nós saimos de lá, fomos comunicar o fato para a zoonose. 

Ficou estranho o jeito que eu falei ''infelizmente tive que mudar de idéia'', como assim? Acho que me expressei mal. Ainda bem que a reforma saiu e a gente nem precisou acionar o Proteste Já, UFA.. isso significa um grande passo dado! hehe




Procurando algo para ser feito..

Agora vamos olhar uma outra realidade que a escola está enfrentando:
Desde que houve a interdição da escola e que os alunos foram transferidos de local, a Escola Estadual Professor Valentim vem presenciando uma evasão de quase 100 alunos que, por vários motivos, não aparecem na escola há um tempão. De 510 alunos matriculados, houve uma queda para 420 em um período de 9 meses. O que fazem estes adolescentes ao invés de estarem estudando? Como explicar esse número expressivo de infrequentes? Foi aí que a Diretora da escola me delegou uma tarefa: tentar investigar/entender/recrutar e ver os motivos da grande evasão de alunos fazendo um censo deles e de suas famílias. Para isso daremos seguimento ao Projeto Cidadão.

Preocupados com o caso, um grupo de professores já havia elaborado o projeto, em que seriam feitas visitas às famílias destes alunos infrequentes para detectar os problemas que influenciam na vida escolar. Por estarem sobrecarregados, por falta de tempo, estes professores necessitavam de voluntários que se despusessem a por a idéia em prática o mais rápido possível. Estavamos aqui com a faca e o queijo na mão! Eu resolvi tomar frente e ver se conseguia mobilizar um grupo de pessoas que pudessem me ajudar a dar andamento no projeto. 

Uma segunda atividade a ser desenvolvida seria tentar despertar nesses adolescentes o espírito de mudança, partindo deles mesmo.  Para isso, seria preciso conversar com eles, extrair os sonhos, ouvir o que eles desejam ver de melhor no espaço físico, sentir o que eles esperam de uma escola melhor...

postado em: 16 de outubro de 2010

Um comentário:

Arthur disse...

Marina! Descobri seu blog pelo twitter da Tati, achei sua iniciativa muito válida e interessante .Li todos os posts pra entender melhor. Você está dando um grande passo pra ajudar a mudar o mundo. Te desejo sorte nesta empreitada.