quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Minha Ação

Já participei de alguns retiros espirituais quando tinha uns 13 anos de idade. Nós éramos uma equipe de mais ou menos 30 jovens, com as atividades divididas entre preparação das refeições, limpeza do local, palestras, recreação, etc.. Minha mãe é católica muito atuante, entao desde pequena estive envolvida com as atividades da igreja.
Participava dos projetos de cidadania no colegial feitos pela escola, em que uma turma de estudantes promovia trabalhos de assitencia a um asilo de Uberlândia. Uma das contribuiçoes foi a arrecadação de fundos para a compra de uma máquina de fazer fraldas, que atenderia a demanda dos idosos que moravam no asilo e uma pequena clientela local.

Meu propósito: Por que participar do GSA 2011?

Chega de só falar. Eu quero ajudar, construir, por em prática, trabalhar. Ver os projetos e idéias saindo do plano abstrato para a concretude.
Meu propósito é ser mais empreendedora e objetiva.
Um exmplo: Prata, a cidadezinha onde meus pais vivem hoje, onde eu cresci e passei minha infância e que fica perto de Uberlândia, é uma comunidade que possui grandes problemas sociais.. a educação é falida, o índice de adolescentes grávidas e usuários de drogas é altíssimo. A cidade não oferece muitas atividades, típica cidade interiorana que muitas vezes nos deparamos com a falta do que fazer. Porém, quando se admite que o lugar precisa de mudanças, isto quer dizer que não é falta do que fazer, mas sim falta de iniciativa. Eu quero poder provocar as pessoas para começarem a trabalhar, mas sozinha é impossível. Por isso que acho que participar do GSA me ajudaria a buscar forças para começar, o guerreiros me serveria como guia de como eu devo colocar as idéias em prática. Seria como uma fonte motora para impulsionar um trabalho coletivo. Fora isso, preciso contar com a experiência de quem já segue a metodologia há muito mais tempo para ver como é possível desenvolver projetos sociais do modo mais eficiente. É bom saber que existe muitas outras pessoas com a mesma visão que a minha e que mesmo distantes poderão me ajudar.'

MEUS PLANOS

Meus planos se misturam com meus desafios, eu quero provar pra mim mesma que posso ser útil nesse mundo, para alguma coisa boa qualquer. Quero voltar muito mais engajada e comprometida com o progresso social. QUERO SENTIR NA PELE QUE É POSSÍVEL, SIM, MELHORAR A REALIDADE A PARTIR DO POUCO QUE A GENTE TEM. Não só em Santos, no Brasil, mas onde eu estiver e que precisarem da minha força de vontade.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Quais são seus sonhos? Quais são seus desafios?

Sou alguém em constante cosntrução. Meu sonho é conhecer o mundo todo e poder tirar uma grande lição de cada lugar onde passar, de cada peculiaridade cultural, de cada costume diferente. De modo que eu possa incorporar o que for bom pra minha própria vida, tornando-a mais e mais alegre. Como muita gente, meus sonho e poder assitir as pessoas tomando consciência de querer ajudar e, deixando de ser apenas críticas do sistema e começar a contribuir de fato para que nossa realidade mude.
 Meus desafios são me tornar uma pessoa mais humilde a cada dia, ter força para solucionar os problemas que me aparecerem. Mas o mais relevante agora é conseguir me tornar de fato um Guerreiro sem Armas 2011.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como se sente?

Vou utilizar recursos fotográficos para responder essa pergunta...

Decidida a abraçar causas por um mundo melhor...
Sortuda por ter uma família aconchegante...
Satisfeita por ter feito amizades com pessoas dos cinco continentes em apenas um ano...
Feliz com a carreira profissional que escolhi...


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dúvidas profissionais? Quais são?

Inúmeras são minhas dúvidas..
Será que quando eu formar vou realmente ser competitiva?
Estarei realizando uma atividade que contribui para a mudança social?
Serei um profissional reconhecido?
Meu primeiro emprego será conquistado pela minha competencia ou por indicação?
Serei feliz com o que faço?
Ganharei o suficiente para poder garantir uma boa aposentadoria para meus pais e uma vida boa para mim??
Minha faculdade me prepara para o futuro?
União meus queridos!

Quem estou?

Estou me sentindo confortável neste momento, por isso resolvi postar.
Acredito que meus valores de solidariedade, doação e respeito ao próximo foram herdados do meu avô materno, que hoje tem 96 anos e sempre foi um exemplo para seus 9 filhos, dentre eles minha mãe, a qual eu orgulho em dizer que toda semana visita idosos e enfermos que se encontram no caminho final da vida. Assim, ela sempre passou essa mensagem de saber ajudar o próximo, independente de quem seja e do que você pode receber em troca. Afinal, uma simples estendida de mao é suficiente para encher meu coraçao de satisfação.
Como já disse antes, sou estudante de Direito, estou no primeiro ano. E na minha lei TODO MUNDO ERA OBRIGADO A SER FELIZ. 
Sinto a necessidade de mudança e tenho plena consciência de que não posso, nem quero, fazer isso sozinha. Para isso tenho procurado me envolver com projetos que me dêem espaço para, digamos, colocar a mão na massa.
Sei que já fiz quase nada, ou muito pouco para promover mudanças sociais. Eu com meus 20 anos, estou iniciando minha caminhada em busca de transformação, mesmo assim acho que a simples consciência já significa um grande passo neste mundo tão diverso e necessitado de ajuda.
Creio que o grande motor do mundo chama-se CONHECIMENTO. É através dele que nós podemos mudar o mundo. Por isso que enfrentar o novo é algo que me apetece. Não basta só conhecer o diferente, mas sobretudo entende-lo. Deste modo, o mínimo de tolerância, já é capaz de sustentar um convívio pacífico entre os povos.
QUEM? Marina... ESTOU? À procura de pessoas que também sentem prazer em construir uma realidade melhor...

domingo, 8 de agosto de 2010

Um pouquinho sobre mim....

Meu nome é Marina, tenho 19 anos, moro em Uberlândia - MG- Brasil, estudante de Direito na Universidade Federal de Uberlândia, fui intercambista por um ano na Dinamarca, adoro estudar línguas, conhecer culturas novas, viajar muito, ler sobre filosofia, tomar café, realizar atividades em grupo, estar sempre rodeado de amigos e familiares. Sou uma apreciadora das coisas simples da vida.
Dou muita importância a coisas como: boa convivência, transformação social, afirmação das minorias, promoção da dignidade, respeito pelo próximo, muitos outros valores que me fizeram enxergar no Direito uma forma de concretizar essa minha sede de justiça.
Penso que mudar a comunidade é o grande passo para se obter uma mudança global.
Estou ansiosa para conhecer sobre o programa Guerreiros sem Armas. Fui indicada pela minha grande amiga Ariane que já participou e disse que é uma grande lição de vida.